ELETRONICA 2011
SEJA MUITO BEM VINDO AO FORUM ELETRONICA 2011!!
PARA PEDIR DICAS DE APARELHO VC PRESCISA FAZER O CADASTRO!
FORUM ELETRONICA 2011 ADMINISTRADOR VINICIUS DANIEL!!

CADASTRE SE JÁ E APROVEITE !!!
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

.
DATASHEET :
Quem está conectado
5 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 5 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 99 em Sex Jun 22, 2012 9:23 pm
Últimos assuntos
» Minuto com Deus!
Hoje à(s) 7:08 am por Paulo Cezar

» Curso Grátis Manutenção de No break Vídeo Aulas
Qua Ago 09, 2017 11:35 pm por edtecsoft

» ESQUEMA MINI SYSTEM PHILIPS FX50X/78
Seg Jul 31, 2017 5:56 pm por MAURINHO

» Como está o tempo na sua cidade agora?
Sab Jul 29, 2017 6:17 am por Paulo Cezar

» esquema tv tochiba
Qua Jul 12, 2017 3:56 am por denilzo pinheiro

» dados flash tv Philips modelo 32pfl3018d/78
Seg Jul 10, 2017 1:49 am por edsonjcaldeira

» tv semp toshiba DL3271 (b)w nao liga
Sab Jul 01, 2017 10:50 pm por williansilvestre

» TV SEMP TOSHIBA - DL2971(B)W
Seg Jun 26, 2017 9:30 pm por marujodf

» Esquema Azamerica S900
Sab Jun 24, 2017 6:02 pm por edsonjcaldeira

» esquema tv philips 42pfl5007/78g
Qui Jun 22, 2017 1:44 am por juliofilho

» Tv Semp Dl4844a Sem imagem Tela Azul
Qua Jun 21, 2017 5:24 am por Sul Eletronicos

» 20000 Esquemas eletrônicos e circuitos eletrônicos grátis
Ter Jun 13, 2017 4:40 pm por Jose Antonio Barra

» Apostila Grátis de Manutenção em iPhone 4
Sex Jun 09, 2017 10:17 pm por edtecsoft

» Cento e cinquenta cursos de informática grátis - Digerati
Ter Maio 16, 2017 1:03 am por EduardoCosmo

» preciso desse esquema urgente
Seg Maio 15, 2017 7:37 pm por arnaldofz

Navegação
- - - - - - - - - - -
>>>Convidado<<< OBRIGADO PELA VISITA!!!
ANÚNCIOS
Agosto 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Rádio FaceNT
http://www.lognplay.com/player.asp?cod=124765&tipoplayer=R Mate a saudade dos anos 80...ouça a FaceNT

8 coisas que você usa que foram inventadas para a guerra!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

8 coisas que você usa que foram inventadas para a guerra!

Mensagem por Assuero em Sex Jan 04, 2013 9:19 pm

8 tecnologias inventadas para a guerra que fazem parte do nosso cotidiano
Apesar de causar mortes e destruição, as guerras também servem como incentivo para o desenvolvimento de tecnologias diversas.






Guerras sempre causam sofrimento. Além das mortes em campos de batalha, esses eventos costumam causar misérias e fazer muitas vítimas indiretas. Mas, apesar disso, as guerras também fomentam a indústria tecnológica, criando máquinas e serviços que acabam sendo incorporados pela população civil, anos ou décadas mais tarde.

Confira, a seguir, algumas invenções desenvolvidas durante esses períodos tensos e repletos de explosões.

1. Forno de micro-ondas



Quem costuma esquentar achocolatado ou pão com queijo no micro-ondas pode não imaginar, mas está usando um legítimo produto que surgiu graças à engenharia militar. Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido.

Não demorou muito para que engenheiro chegasse à conclusão de que o doce havia sido aquecido pelas micro-ondas. Depois disso, as pesquisas prosseguiram e a pipoca foi o primeiro alimento a ser preparado no mundo com a nova técnica.

2. GPS



Quem já acionou o GPS de um smartphone ou do próprio carro na hora de encontrar um endereço também contou com uma tecnologia que deriva de projetos criados com fins militares e para o uso em guerras. A implementação do GPS é baseada, parcialmente, em sistemas de navegação via rádio, como o LORAN ou o Decca Navigator, que foi usado na Segunda Guerra Mundial.

Antes restrito aos militares, o GPS está agora disponível no bolso de muitos civis. Porém, como o sistema é de criação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e atende tanto a militares quanto a civis, a prioridade no uso do GPS é sempre das forças armadas daquele país. Por isso, outras nações têm trabalhado no desenvolvimento de um projeto equivalente ao do GPS, com mais precisão e, é claro, transparência de uso.

3. Câmeras digitais



Desde o fim da década de 50 que governos do mundo todo têm enviado satélites espiões para a órbita terrestre. Sempre equipados com câmeras potentes e capazes de capturar imagens de territórios inimigos, esses equipamentos observam não apenas a posição de suas tropas, mas também o desenvolvimento industrial de determinada região.

O problema é que, décadas atrás, a única forma de ter acesso a essas imagens era por meio do filme fotográfico liberado pelo satélite periodicamente na atmosfera terrestre. O processo de recuperação do filme era bastante trabalhoso e, muitas vezes, resultava na perda das imagens.

Em 1976, a NASA colocou um fim nesse transtorno e lançou o satélite KH-1 “Kennan”, equipado com uma câmera óptico-elétrica capaz de transmitir as imagens em formatos digitais. Os fundamentos dessa tecnologia estão presentes até hoje nas câmeras digitais usadas por civis do mundo todo.

4. Controle de tráfego aéreo



Durantes os primeiros dias de voo, os pilotos ficavam completamente isolados do ambiente terrestre assim que decolavam. A única forma de comunicação com pessoas no solo era por meio de gestos com bandeiras ou luzes. Porém, isso mudou com a ajuda do Exército Americano, que instalou o primeiro rádio de comunicação em duas vias em um avião durante a Primeira Guerra Mundial.

O desenvolvimento da nova solução começou em 1915, em San Diego, e por volta de 1916 os técnicos conseguiram enviar uma mensagem via telégrafo sem fio para alguém que estivesse a 225 quilômetros de distância. Em 1917, outro marco: pela primeira vez a voz humana foi transmitida por um rádio instalado em um avião para um operador no solo. Hoje, é impossível imaginar o mundo sem esse tipo de tecnologia.

5. Produção em massa de antibióticos



Apesar de não ter sido inventada durante a Segunda Guerra Mundial, foi durante esse trágico evento histórico que a penicilina passou a ser produzida em massa pela primeira vez, com o objetivo de tratar milhões de pessoas de doenças como a sífilis e a gonorreia, que faziam vítimas em batalhões do mundo todo durante milhares de anos.

Além de usarmos a penicilina até hoje para o tratamento de diversos males, ela também abriu as portas para outros medicamentos que se tornaram essenciais para os soldados. Remédios para malária, por exemplo, foram indispensáveis para a presença de combatentes norte-americanos no Pacífico Sul.



Outros avanços médicos que ganharam mais força durante a Segunda Guerra incluem a transfusão de sangue e a medicina aeroespacial, que possibilitou aos pilotos voarem seguramente a altitudes elevadas e por um longo período de tempo.

6. Serviço de ambulâncias



Durante o fim do século 15, o exército espanhol contava com um serviço que demonstrava preocupação com a integridade física de seus soldados e que, hoje, se tornou indispensável para nós: a ambulância. Apesar disso, o primeiro registro de uso desse tipo de veículo se deu em 1487, pela rainha espanhola Isabella I.

Graças a esse “diferencial”, o Exército Espanhol recebia a fama de tratar bem seus soldados e atraía voluntários do continente todo. Mesmo assim, as ambulâncias espanholas não buscavam seus soldados antes de as batalhas cessarem, o que acabava causando muitas mortes.

Uma grande mudança no serviço de socorro médico se deu com as batalhas lutadas pela França em 1793. Na ocasião, os veículos de duas ou quatro rodas puxados por cavalos entravam no campo de batalha para atender os feridos e fornecer os primeiros socorros.

7. Computadores



O primeiro computador eletrônico do mundo, conhecido como ENIAC, começou a ser desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, mas só ficou pronto em 1946, durante a Guerra Fria. Utilizado basicamente para cálculos balísticos, esse “cérebro gigante” — como a imprensa da época se referia a ele — foi peça fundamental no desenvolvimento da bomba de hidrogênio, testada pelo país em 1952.

E se você está irritado com a lentidão ou tamanho exagerado do seu PC, saiba que o ENIAC pesava 30 toneladas, ocupava um espaço de 167 metros quadrados e realizava cerca de 5 mil operações por segundo. Para ter uma ideia, um processador bastante antigo, como o Pentium de 150 MHz, era capaz de realizar 150 milhões de somas por segundo.

8. Internet



Ainda durante a Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que fosse descentralizado, isto é, que continuasse funcionando mesmo que parte dele tivesse sido bombardeada. Assim, a ARPA, agência militar especialmente desenvolvida para a criação desse projeto, financiou estudos e pesquisas acadêmicas que pudesse levar à criação da ARPANET, como era chamada a nossa querida internet naquela época.

No início, o acesso a essa rede estava restrito para usos militares, sendo, mais tarde, liberado também para o uso acadêmico. No Brasil, a internet já possui mais de 20 anos de existência, sendo que a comercialização do serviço para o público em geral só aconteceu em 1994. Desde então, temos trabalhado e nos divertido diariamente com essa genuína invenção militar.


Fonte:MentalFloss, Mandatory, Learn NC, Cracked

____________
           TODOS OS TOPICOS NO FORUM DE REPAÇAO DE APARELHOS DEVE CONTER:    MARCA :setverdee:MODELO E    DEFEITO DO APARELHO..



avatar
Assuero


Masculino Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Humor Humor : perco o amigo mas não perco a piada

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 8 coisas que você usa que foram inventadas para a guerra!

Mensagem por Paulo Cezar em Sab Jan 05, 2013 4:28 pm

Parabéns, amigo, excelente matéria...!!!!


Show!!!
avatar
Paulo Cezar

Masculino Data de inscrição : 22/07/2012
Idade : 52
Localização : Anchieta ES
Humor Humor : Muito Bom!

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum